Historicamente os surdos sofreram e ainda sofrem preconceito por conta da surdez. Por consequência, às línguas de sinais em todo o mundo por muito tempo foi desprezada e considerada insignificante.
A visão sobre às línguas de sinais começou a mudar quando na década de 60, após estudos do Linguista americano Willian Stokoe pôde-se constatar que as línguas de sinais possuem parâmetros que constituem os sinais, comprovando assim que ela é uma língua legítima.
Aqui no Brasil um marco importante na valorização dessa Língua como também do povo que a criou, foi a criação da Lei 10.436/2002, também conhecida como Lei da Libras. Essa Lei reconheceu a língua brasileira de sinais como língua oficial da comunidade surda brasileira e não como segundo idioma oficial do Brasil como ouvimos por aí.
Certamente a aprovação dessa lei, como de outras que se seguiram após isso comprovam que a LIBRAS é legítima e muito importante para todas as pessoas, especialmente para aqueles que fazem parte da comunidade surda.
Com o aprendizado da Libras você será capaz de estabelecer comunicação com os Surdos, que, segundo o último Censo do IBGE, atingem o montante de quase 10 milhões no Brasil.
Além disso, aprender a "falar" com as mãos pode tornar o ambiente em que convive, seja ele de trabalho, escolar e familiar mais inclusivo. Como também alcançar a fluência na lingua pode abrir portas no mercado de trabalho, onde poderá atuar como:
- Intérprete/tradutor de Libras
- Professor de Libras
- Ou se destacar na sua área de atuação: psicológo, advogado, atendente etc.