Quando você escutou pela primeira vez a palavra "LIBRAS", o que pensou?
A) que era a moeda de algum país?
B) Um signo do horóscopo?
C) Língua Brasileira de Sinais?
Até hoje muitas pessoas confundem o significado dessa palavra. Porém, a libras é a sigla para língua brasileira de sinais. É uma língua de modalidade gestual-espacial e é utilizada por milhões de brasileiros com deficiência auditiva ou surdez no Brasil.
Segundo o blog da Handtalk, a libras "É uma língua completa (e não linguagem), com estrutura gramatical própria. Na Libras, por exemplo, não existem tempos verbais ou artigos – a organização das informações é totalmente diferente do português. Não só os sinais são importantes, mas também as expressões faciais e corporais. Dependendo do sinal, ele pode ser igual nas mãos, mas com uma expressão diferente, ele pode mudar todo o sentido de uma frase."
Porque aprender libras?
Segundo o último censo do IBGE existem no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas com surdez ou com deficiência auditiva. Diferente de outras pessoas com deficiência, a maior parte dos surdos enfrentam a barreira comunicacional com os ouvintes, sem falar no preconceito que ainda existe para essa parcela da nossa população.
Por isso é muito importante que todos aprendam a se comunicar usando a língua de sinais com o objetivo de tornar os espaços mais acessíveis e plurais para todos.
Além disso quem aprende esta língua pode atuar em diversos campos, como por exemplo:
1. Se colocar como profissional diferenciado no mercado de trabalho.
Muitos profissionais, de diversas áreas, tem aprendido libras com objetivo de tornar o atendimento inclusivo para surdos. Muitos surdos são educados tendo a libras como idioma materno e a lingua portuguesa como segunda língua, e por isso eles encontram dificuldades em compreender o português. Por isso aquele profissional que está atento as demandas que surgem ao seu redor compreende a importância de aprender libras e se destacar no ambiente de trabalho.