Gramática da Libras 1

Gramática da Libras 1

 

A língua brasileira de sinais, a LIBRAS, tem sua própia estrutura gramatical, bem diferente do português. Para aqueles que estão aprendendo essa língua que é de modalidade visual gestual não é necessário ficar muito preocupado em formular as frases da maneira "correta", ou seja, ficar tão preocupado ao ponto de ficar com medo de sinalizar. 


Ao passo que for aprimorando o conhecimento e praticando a sinalização verá que a incorporação dessas regras gramaticais em Libras ficará cada vez mais fácil e natural. 


Nesse capítulo vamos aprender sobre os parâmetros da língua brasileira de sinais, formação de frases: afirmativas, negativas e interrogativas. E por fim a transcrição de frases em libras para o português.

Parâmetros da libras

 

“Em relação às línguas de sinais (LS), até a década de 1960, não sabíamos se essas línguas, assim como as línguas orais, também se decompunham em partes menores. Somente nos anos 1960, quando Willian C. Stokoe, um linguista americano, iniciou sua pesquisa em Língua de Sinais Americana (ASL), ficou claro que também as línguas de sinais se decompunham em partes menores, que sozinhas não têm significado –essas partes menores são chamadas na Linguística de Fonemas. “


A partir dos estudos do linguísta Wilian Stokoe, na década de 60, as línguas de sinais passaram a ter o status de Língua, pois foi comprovado que assim como em outras línguas existe uma estrutura e uma divisão linguística envolvida na formação da mesma. A partir de agora veremos os 5 parâmetros da Libras.

 

Parâmetros:

 

  • Configuração de mãos
  • Ponto de articulação
  • Movimento
  • Orientação da palma da mão
  • Expressão facial e corporal.

 

Configurações da mãos

 

Esse parâmetro da LS se refere a forma em que a mão pode assumir. Na imagem a seguir vemos
que estudos apontam que a mão pode estar configurada em mais de 70 formas diferentes.

 

Tabela de configurações de mão em libras.jpeg

A mão pode estar “configurada” num formato do alfabeto manual ou dos números. ou de alguma
das outras formas vistas na imagem acima. Pode ser feita por uma ou por ambas as mãos. Como
vemos nas imagens a seguir:

 

Configuração da mão do sinal ver em libras.jpeg
Configuração da mão do sinal ler em libras.jpeg

Configuração da mão do sinal "ver"

 

Configuração da mão do sinal "ler"

 

Configuração da mão do sinal de contato em libras.jpeg
Configuração da mão do sinal de contato em libras.jpeg

Configuração da mão do sinal de "contato"

 

Configuração da mão do sinal de "não sei"

 

Ponto de articulação

 

O ponto de articulação se refere ao local em que a mão configurada é colocado. A (s) mão (s) pode(m) tocar, bater ou ser posicionada em um ponto inicial da qual se deslocará para outro ponto do corpo. Também pode estar posicionada em frente ao corpo sem contato, num espaço chamado espaço neutro.


Vamos continuar utilizando as configurações vistas no parâmetro anterior para entender como essas mãos já configuradas vão estar colocadas:

WhatsApp Image 2022-09-19 at 12.59.51.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-19 at 13.00.16.jpeg

Ponto de articulação do sinal ver

 

Ponto de articulação do sinal ler

 

WhatsApp Image 2022-09-19 at 13.00.38.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-19 at 13.00.54.jpeg

Ponto de articulação do sinal contato

 

Ponto de articulação do sinal não sei

 

Vimos que após colocar sua mão em determinado jeito ou formato, o ponto de articulação definirá onde aquele sinal deve estar num espaço ou em contato com o corpo.


Perceba que o sinal “VER” está locado próximo aos olhos, enquanto o de “LER” está locado no espaço neutro sem contato com o corpo. Já o sinal "CONTATO" se encontra também no espaço neutro, e que é realizado com ambas as mãos enquanto o "NÃO SEI" é feito com uma das mãos (podendo ser a mão direita ou esquerda) na têmpora.

Movimento

 

O movimento é outro parâmetro da língua de sinais. Como o propio nome diz, se refere a trajetória ou a direção que a mão vai ser projetada para complementar a formação do sinal.


Esse movimento pode abranger a mão, dedos, punhos, antebraços e braços. Pode ser realizado em determinado ponto do corpo ou em frente ao tronco.


Vejamos como os sinais aprendidos acima ficam após a implementação dos movimentos:

MOVIMENTO RETO EM DIREÇÃO AO QUE ESTÁ VENDO
MOVIMENTO COMO SE OS OLHOS PERCORRESSEM A PÁGINA

Movimento reto em direção ao que se está vendo

 

Movimento como se olhos percorresem a página

 

DEDOS MÉDIOS SE TOCAM ALGUMAS VEZES
PULSO REALIZA MOVIMENTO SEMI CIRCULAR PARA FRENTE

Dedos médios faze o movimento se afastando e voltando algumas vezes

 

Pulso faz um movimento semi-circular para frente

 

Após a implementação do movimento compreendemos melhor o sinal. Por exemplo, vemos que no sinal de "VER", as mãos se movem de forma retilínea em direção ao local ou objeto em que os olhos estão vendo. O mesmo ocorre com os outros sinais conforme descrito nas imagens acima.


Vemos então que esse parâmetro é fundamental para o entendimento completo do sinal. Sem o movimento a sinalização pode ficar incompreensível ou incompleta. Nos próximos níveis aprenderemos sobre os tipos de movimentos.

Orientação das palmas da mão

 

Orientação das palmas das mãos ou simplesmente orientação das mãos designa a direção em que a palma da mão vai estar, para cima, para baixo, para dentro, para fora, para um lado ou para o outro e pode indicar algo específico e sua inversão de direção pode ter outro significado ou significado algum, como vemos nas imagens a seguir:

VER (direção certa)
VER VER (direção certa) (direção errada)

Orientação da palma da mão em direção correta

 

Orientação da palma da mão em direção errada

 

Orientação da palma da mão em direção correta
Orientação da palma da mão em direção errada

Orientação da palma da mão em direção correta

 

Orientação da palma da mão em direção errada

 

Perceba que, referente ao sinal "VER" o braço se move em direção ao ponto do que está observando. enquanto que, se movermos o braço no sentido contrário não indica sentido algum. Da mesma forma se orientarmos a palma da mão para trás como vemos no sinal de "NÃO SEI", também não mostra nenhum significado.

Expressão facial e corporal

 

Como já mencionado na unidade 5 muitas pessoas que estão aprendendo Libras sentem extrema dificuldade em se expressar com a face e com o copo de forma natural. Se esse é o seu caso, não permita que a preocupação deixe você paralisado! Continue treinando para que sua sinalização se torne cada vez mais clara para outros usuários da língua. 


As expressões faciais são também conhecidas como expressões não manuais e são de fundamental importância para o bom entendimento do sinal, como observado nas imagens seguintes:

Sinal de feliz em libras
Sinal de triste em libras

Sinal de feliz em libras

 

Sinal de triste em libras

 

O sinais correspondentes a FELIZ e TRISTE devem ser acompanhados com a expressão facial adequada tornando o sinal completo. Isso deve ocorrer em muitos outros sinais em libras. Nos próximos níveis aprofundará seus conhecimentos sobre os tipos de expressão não manual.

 

Atividade de fixação

 

Dentre os sinais que já aprendeu, responda as questões com base no que foi aprendido na unidade:


- Identifique sinais que possuem a mesma configuração de mão, mas que diferem no ponto de
articulação
.
- Identifique sinais que possuem o mesmo movimento, mas que diferem no ponto de articulação.
- Sinais que, sem a expressão facial não transmitem o sentido correto.
- Sinais com o mesmo movimento e configuração de mãos diferentes.
- Sinais com o mesmo ponto de articulação e configuração de mão diferentes.

 

 

line_interna.jpg